ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

Rev. bras. psicoter. 2015; 17(2):1-2



Editorial

Editorial a convite

Editorial by invitation

Patrícia Fabrício Lago; Paulo Fernando Bittencourt Soares

 

 

Recebemos com satisfaçao o convite da Revista Brasileira de Psicoterapia para apresentar este número dedicado a trabalhos apresentados na XXVII Jornada Sul-Rio-Grandense de Psiquiatria Dinâmica. Assim, este exemplar leva, aos leitores, interessantes artigos abordando diferentes aspectos da Psicoterapia em tempos hipermodernos, tema central desse evento realizado pelo Centro de Estudos Luís Guedes, em setembro de 2014, em Canela.

Publicar trabalhos apresentados em congressos permite que novos aportes sejam, a um só tempo, registrados - passando a integrar o corpus científico de uma área específica de conhecimento - e divulgados, atingindo um público mais amplo. Cumpre-se assim uma funçao primordial de nossa instituiçao - promover o desenvolvimento teórico e técnico dos associados, bem como dessa área de interesse: as psicoterapias.

É inegável a monumental transformaçao cultural em curso, com consequências em todas as áreas. As mudanças tecnológicas ocorrem em ritmo acelerado, determinando um tempo marcado pelo efêmero, uma cultura do excesso. Como esse excesso vem interagindo na constituiçao da vida psíquica dos indivíduos e dos grupos? Que impacto tem nas psicoterapias? Surgiram novos settings e, com estes, novos desafios e questionamentos, os quais sao enfrentados nos artigos que seguem.

Sidnei S. Schestatsky examina "Ainda o futuro das psicoterapias - 2015 e depois? ". As psicoterapias virtuais sao discutidas por TiagoCrestana, em "Novas abordagens terapêuticas - terapias on-line", e por Antonio Carlos J. Pires, em "Sobre os 'tratamentos à distância' em psicoterapia de orientaçao analítica". Já a patologia relacionada à virtualidade é abordada em "Precisamos falar sobre tecnologia: caracterizando clinicamente os subtipos de dependência de tecnologia", de Felipe Picon, Rafael Karam, Vitor Breda, Aline Restano, André Silveira e Daniel Spritzer, do GEAT.

Paulo Seixas traz uma ampla reflexao contemporânea sobre as relaçoes entre indivíduo e cultura, integrando psicanálise, neurociência, filosofia e antropologia, em "Senhores da própria vida: verdade ou ilusao? ". O impacto das transformaçoes culturais hipermodernas sobre a infância é advertido por Sheyla Maria Borowski em "Infância negada".Lisieux de Borba Telles e Vivian Day discorrem sobre "Violências: ontem, hoje e sempre? ".

Como se vê, os artigos desta revista cumprem a desafiadora tarefa de discutir a questao da Psicoterapia em tempos hipermodernos, formando um panorama que abrange os desafios e o futuro das psicoterapias, inovaçoes técnicas, novas patologias, a relaçao dialética sujeito-cultura, violência, infância e desenvolvimento.

Boa leitura!

 

artigo anterior voltar ao topo próximo artigo
     
artigo anterior voltar ao topo próximo artigo