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ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

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Rev. bras. psicoter. 2015; 17(1):1-2



Editorial

Revista Brasileira de Psicoterapia: estamos preparados para a internacionalizaçao?

Revista Brasileira de Psicoterapia: are we prepared to become an international journal?

Neusa Sica da Rocha1; Diogo Machado2; Mariana Benetti Torres2; Pricilla Braga2; Rafael Stella Wellausen2; Daniela Krieger2; Carolina Padoan2; Stefania Pigatto Teche2

 

 

Desde sua criaçao, a equipe editorial da Revista Brasileira de Psicoterapia tem realizado um trabalho intenso de aprimoramento da revisao por pares dos artigos que sao submetidos à revista com o objetivo de tornar ainda mais qualificada sua produçao, bem como para ampliaçao das bases de dados onde a revista está indexada. Atualmente, já contamos com indexaçao no Lilacs, IndexPsi e sumários.org. Esperamos atingir a indexaçao no SciELO a partir desta ediçao.

Durante esse processo contínuo, de busca de maior qualidade e ampliaçao das indexaçoes em novas bases de dados, surgiram-nos inúmeros questionamentos. Estaríamos preparados para buscar a internacionalizaçao da revista? Que leitores estaríamos atingindo? Seriam apenas psicoterapeutas regionais que conheceriam a revista? A revista já teria perfil abrangente nacionalmente?

Motivados e procurando responder, mesmo que parcialmente, a essas questoes, usamos um recurso do Google Analytics. Esse recurso faz um levantamento de dados analisando de que regioes do mundo nossa revista foi acessada ultimamente. O Google Analytics é um serviço gratuito, oferecido pelo Google, que indica estatísticas de visitaçao de uma página específica, previamente cadastrada. O Analytics é capaz de identificar a taxa de exibiçao de uma página, a localizaçao geográfica do visitante, a forma com a qual o visitante chegou na página em períodos diários, semanais, mensais e anuais. Fazendo esse levantamento, surpreendemo-nos com os resultados atingidos em 2013 e 2014.

No ano de 2013, a revista obteve cerca de 25 mil acessos por sessoes*, sendo cerca de 82% de novos usuários**, e cerca de 43.500 visualizaçoes***. Os acessos por usuários do Brasil representaram cerca de 22.800. Já os acessos por usuários estrangeiros foram cerca de 1.800, principalmente oriundos de Portugal, de onde tivemos cerca de 1.300 acessos. De usuários de língua inglesa (Estados Unidos e Reino Unido) houve em torno de 200 acessos, e de língua espanhola (México e Argentina), cerca de 80 acessos.

No ano de 2014, tivemos uma duplicaçao de quase todos os acessos, seja de usuários do Brasil, seja de usuários de países estrangeiros. Tivemos 44.600 acessos por sessoes, sendo 84% de novos usuários, e cerca de 65 mil visualizaçoes. As sessoes com origem no Brasil chegaram a cerca de 41 mil, e cerca de 2.300 foram oriundas de Portugal. Os usuários de língua inglesa (Estados Unidos e India) apresentaram em torno de 380 sessoes, e os usuários de língua espanhola (México e Espanha), cerca de 230 sessoes.

Esses dados nos dao um resultado seguro de que leitores das mais diferentes zonas geográficas estao tendo acesso a informaçoes e atualizaçoes em psicoterapia. Motivados por essa novidade, seguimos o processo de obtençao de cadastro junto à SciELO, o que ampliará a visibilidade dos artigos publicados no âmbito internacional e interdisciplinar.

Seguiremos confiantes de que estamos num caminho que é fruto de inúmeros colaboradores nacionais e internacionais.










1. Editora
2. Editores Juniores

* Sessoes: número total de sessoes no período. Uma sessao é o período que um usuário fica ativamente engajado com seu website, aplicativo etc. Todos os dados de uso (exibiçoes de tela, eventos, comércio eletrônico etc.) sao associados a uma sessao.
** Usuários: os usuários que realizaram pelo menos uma sessao no período selecionado. Inclui usuários novos e recorrentes.
*** Visualizaçoes de página: refere-se ao número total de páginas visualizadas. Exibiçoes repetidas de uma única página sao consideradas.

 

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