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Revista Brasileira de Psicoteratia

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Rev. bras. psicoter. 2014; 16(3):16-29



Artigos Originais

Crianças e adolescentes encaminhados para psicoterapia pela escola: características e percepçoes de maes e professores sobre os problemas emocionais e de comportamento

Children and adolescents referred to psychotherapy by the school: characteristics and perceptions of mothers and teachers on the emotional and behavioral problems

Fernanda Ribeiro de Souza1; Clarisse Pereira Mosmann2

Resumo

O presente estudo teve como objetivo caracterizar de maneira sócio-demográfica as maes e professores de crianças e adolescentes encaminhados para psicoterapia por escolas em um município do RS, bem como analisar possíveis associaçoes entre essas variáveis e suas avaliaçoes dos problemas emocionais e de comportamento. Participaram da pesquisa 80 maes e 87 professores de crianças/adolescentes com idade média de 9,8 anos (DP=2,3). As maes responderam a um questionário de dados sócio-demográficos e ao Child Behavior Checklist (6/18 anos), e os professores, a um questionário de dados sócio-demográficos e ao Teacher Rating Form. Os resultados indicam que maes com idade superior a 41 anos avaliaram seus filhos com escores mais baixos de comportamento de violaçao de regras quando comparados às avaliaçoes de maes entre 33 e 37 anos. A renda pessoal das maes nao apresentou diferença significativa com nenhum dos problemas emocionais e de comportamento de seus filhos. Houve diferença nos resultados do TRF de sintomas internalizantes (p=0,031) e externalizantes (p=0,002) conforme idade e renda do professor. Estimase que o conhecimento desses resultados poderá auxiliar a psicologia a planejar intervençoes específicas para essa populaçao.

Descritores: Maes. Docentes. Transtornos do comportamento infantil.

Abstract

The present study aimed to characterize socio demographically mothers and teachers of children and adolescents forwarded to psychotherapy through the school in a county of RS, and analyze possible associations between these variables and their ratings of emotional and behavioral problems. Participants were 80 mothers and 87 teachers of children/adolescents who were 9.8 years-old on average with a mean age of 9.8 years (SD = 2.3). The parents mothers answered a socio-demographic data questionnaire and the Child Behavior Checklist (6/18 years-old) and teachers answered a socio demographic data questionnaire and the Teacher Rating Form. The results indicate that mothers older than 41 years of age evaluated their children with lower scores for rule breaking behavior when compared to the evaluations of 33 to 37 year-old mothers. The mother's personal income of the mothers showed no significant difference in any of their children's emotional and behavioral problems of their children. However, there ware were differences in the results of the TRF internalizing (p = .031) and externalizing symptoms (p = .002) according to the teacher's age and personal income. of the teacher. It is estimated that knowledge of these results may help psychology / psychologists to plan specific interventions for this population.

Keywords: Mothers. Teachers. Child behavior disorders.

 

 

INTRODUÇAO

O presente estudo situa-se na atuaçao de uma das autoras, psicóloga clínica, no sistema escolar de um município do RS, que atende a demanda de quatro escolas de ensino fundamental. Recebe encaminhamentos para psicoterapia realizados por distintos profissionais, como neurologistas e pediatras, pela família e por professores. Estes últimos sao responsáveis pelo maior número de encaminhamentos ao serviço de psicologia devido à especificidade de seu contato diário com os alunos em sala de aula. Os professores identificam dificuldades diversas nos alunos, entretanto predominam as queixas relativas aos problemas de aprendizagem. Inúmeros estudos nacionais apontam os altos índices de encaminhamentos para clínicas-escola e serviços de psicologia de crianças e adolescentes com determinados problemas de aprendizagem identificados na escola1. Muitas vezes os docentes identificam outros sintomas, como comportamentos agressivos, de relacionamento interpessoal e de atençao, os quais também se associam e se expressam em dificuldades de aprendizagem2. Todos esses indicativos sao avaliados pelos professores como concernentes ao campo de atuaçao da psicologia e derivada sua soluçao ao profissional inserido na escola. Entretanto, muitas vezes essa avaliaçao nao é corroborada pelas famílias.

Essas diferenças de percepçao estao documentadas na literatura nacional e internacional e apresentam dados contraditórios que podem ser decorrentes de inúmeras variáveis. No que concerne à comparaçao da avaliaçao de pais e professores sobre os sintomas emocionais e de comportamento das crianças e adolescentes, algumas pesquisas nacionais indicam que os docentes identificam maior incidência de ansiedade, depressao, agressividade e problemas de atençao3,4 em comparaçao aos pais. Por outro lado, pesquisas nacionais indicam que os pais, na avaliaçao dos sintomas dos filhos, identificam mais problemas como ansiedade e depressao nas crianças quando comparados aos professores5. No contexto internacional, um estudo buscou comparar a percepçao de pais e professores em relaçao aos problemas emocionais e de conduta de crianças encaminhadas para um serviço de psiquiatria6. A amostra contou com pais e maes de crianças com idades entre 6 e 12 anos e seus professores. Responderam ao questionário 52,3% das maes, 37,8% dos pais e 10% de ambos. As análises foram conduzidas de forma a comparar a percepçao dos pais como um todo em relaçao aos professores, nao havendo comparaçao entre as percepçoes de pai e mae, separadamente, e as dos professores. Os resultados mostram que os pais avaliaram maiores escores nas oito subescalas de problemas de comportamento, sendo a variância 0,17. Chama atençao que a realizaçao da avaliaçao das percepçoes dos pais é realizada separadamente, já a comparaçao é realizada contemplando a percepçao dos pais como um todo em relaçao aos professores.

A literatura aponta que as diferenças de percepçoes dos informantes sao atribuídas à sua inserçao em diferentes contextos7. Dessa forma, compreende-se que pais e professores convivem em distintos ambientes com as crianças e os adolescentes e as características desses meios provavelmente se expressam na percepçao e avaliaçao que fazem dos problemas emocionais e de comportamento destes. Ainda assim, poucos estudos caracterizam as famílias e os professores ao investigar suas percepçoes acerca das crianças e dos adolescentes. As pesquisas centram-se em fazer levantamentos dos tipos de sintomas mais frequentes, assim como comparar as avaliaçoes de pais e professores. Estima-se que caracterizar através de variáveis sociodemográficas tanto as famílias quanto os professores poderia conferir maior precisao na avaliaçao das demandas recebidas pelo serviço de psicologia através da escola.

Além disso, pode-se refletir sobre a capacitaçao que os docentes possuem para avaliar efetivamente os sintomas dos alunos. Isso se evidencia nos estudos que indicam que a maior parte dos encaminhamentos realizados pelos professores para as clínicas-escola apontam dificuldades de aprendizagem ou sintomas que se associam à mesma causa, como problemas de atençao, concentraçao e agitaçao1. Estudo realizado recentemente8, com o intuito de identificar a prevalência de transtornos mentais em pacientes atendidos em ambulatório de psiquiatria infantil, analisou prontuários de registros de atendimentos, realizados por médicos residentes e docentes, referentes aos anos de 2009 e 2010. Os resultados apontam maior incidência do sexo masculino e do transtorno de déficit de atençao/hiperatividade na amostra investigada. Sabe-se da complexidade em realizar uma avaliaçao precisa dos sintomas apresentados em sala de aula, os quais sempre sao resultado de inúmeros fatores pessoais, sociais, familiares e também da relaçao professoraluno. Além disso, existem as características pessoais dos professores, sua formaçao, remuneraçao, tempo de trabalho, carga horária, assim como conhecimento acerca de psicologia clínica e do desenvolvimento. Pelo papel que desempenham no contato diário com os alunos, os docentes sao demandados a realizarem essas avaliaçoes comportamentais dos alunos, especialmente porque elas se refletem no processo de ensino-aprendizagem.

Neste contexto, algumas pesquisas indicam que os professores tendem a avaliar sua participaçao na vida das crianças, como no processo ensino-aprendizagem, como muito mais positiva do que a influência que avaliam ser exercida pela família, como um estudo que objetivou levantar as crenças de maes e professoras sobre o desenvolvimento da criança que frequenta o ambiente de creche e identificar se as crenças se dirigem para as características de competências ou de disfunçoes9. Participaram desse estudo 16 maes e 12 professoras, que trabalhavam com crianças na faixa etária de 0 a 3 anos que frequentavam ambientes de creche. Os resultados indicam que, segundo as professoras, a inserçao da criança na creche contribui positivamente para o desenvolvimento da criança, enquanto que as famílias sao as responsáveis pelas possíveis dificuldades que as crianças possam apresentar.

Entretanto, sabe-se da multiplicidade de demandas que os professores enfrentam diariamente no ensino e as consequências disso em sua vida pessoal e profissional. Estudos apontam para altos índices de estresse dos professores, que estao associados a condiçoes precárias de trabalho, elevada carga horária, inclusive extraclasse, e baixa remuneraçao. Os dados ressaltam a necessidade de investimento em formaçao e atualizaçao constantes. Entretanto, quando comparados a outros profissionais, os docentes têm menor remuneraçao, embora tenham maior qualificaçao10.

Estudo de Monteiro e Vedovato11 teve o objetivo de caracterizar o perfil sociodemográfico, estilos de vida, condiçoes de saúde e de trabalho de professores. Participaram da pesquisa 258 professores de nove escolas estaduais de Campinas e Sao José do Rio Pardo. A amostra foi composta por mulheres (81,8%) e homens (18,2%), sendo 60,8% casados e 66,3% com filhos. Os professores exerciam sua funçao em média há 14,2 anos, e na mesma escola há 4,6 anos. Cerca de 54,7% dos professores entrevistados apresentaram uma faixa salarial entre de R$ 800,00 e R$ 1.499,00, e 20,9% recebiam até R$ 799,00. A carga horária média semanal dos professores em apenas uma escola era de 26,2 horas, e a jornada média de trabalho semanal em mais de uma escola era de 35,1 horas. Aproximadamente 95,7% dos professores concluíram o ensino superior e, desses, 15,1% cursaram pós-graduaçao. Consideraram seu trabalho estressante 96,6% dos docentes, e 20,9% referiram ter algum diagnóstico psiquiátrico, especialmente depressao.

Nesta perspectiva, questiona-se o quanto a avaliaçao que os professores realizam do desempenho dos alunos, bem como dos possíveis problemas emocionais e de comportamento, assim como o encaminhamento para psicoterapia, nao reflete também todas as vicissitudes do trabalho e do contexto em que o docente está inserido. Uma pesquisa aponta dados interessantes nessa direçao, com o intuito de analisar a relaçao entre professores com sofrimento psíquico e crianças escolares com problemas de comportamento12. Participaram da pesquisa 151 professores, que avaliaram os problemas de comportamento em 372 alunos, através da escala TRF. Os resultados mostram percentuais mais elevados na identificaçao de problemas internalizantes pelas professoras que apresentam sofrimento psíquico. Problemas de atençao/hiperatividade e problemas externalizantes nao foram percebidos por essas professoras.

Retomando a concepçao de que as diferenças de avaliaçao dos informantes estao associadas a sua inserçao em diferentes contextos7 e identificando os desafios que configuram o meio pessoal e laboral em que vivem os docentes, questiona-se como se caracteriza o contexto familiar. Dados de pesquisas apontam que os docentes associam os problemas emocionais e de comportamento das crianças como resultado de relaçoes familiares problemáticas e do nível socioeconômico familiar. Famílias em situaçao de vulnerabilidade e baixa renda teriam filhos com maiores dificuldades comportamentais e de aprendizagem13.

Esse estudo teve como objetivo investigar a relaçao entre o contexto familiar e o desempenho escolar pobre13. Participaram meninos e meninas, com idade entre 7 e 11 anos, encaminhados para atendimento com dificuldades escolares. As crianças foram divididas em dois grupos: um com crianças sem problema de comportamento, totalizando 30, outro com crianças com problema de comportamento, sendo formado por 37 indivíduos. As maes de todas as crianças foram entrevistadas. No grupo de crianças sem problemas de comportamento, identificaram-se seis maes analfabetas, 27 que frequentaram de um a quatro anos a escola, 40 maes que estudaram de cinco a oito anos e 24 que estudaram durante nove anos ou mais. Já no grupo de crianças com problemas de comportamento, três maes denominaram-se analfabetas, 51 estudaram de um a quatro anos, 24 frequentaram a escola num período de cinco a oito anos e 22 maes estudaram durante nove anos ou mais. No que se refere à escolaridade do pai, no grupo sem problemas de comportamento, seis eram analfabetos, 33 estudaram pelo período de um a quatro anos, 24 frequentaram a escola entre cinco a oito anos, e houve um número considerável de pais que frequentaram por nove anos ou mais a escola12. No grupo com problemas de comportamento, apenas cinco pais frequentaram a escola por nove anos ou mais, 27 por cinco a oito anos, 46 pelo período de um a quatro anos e cinco pais denominaram-se analfabetos. Outro aspecto importante é a jornada de trabalho, nesse estudo focado no trabalho da mae. Nao houve diferença significativa entre ambos os grupos no que se refere a maes que trabalham em casa. O grupo de crianças com problemas de comportamento era composto por 42 maes que trabalham em casa, já no grupo sem problemas comportamentais eram 41. Havia um número alto de maes que trabalham acima de oito horas, sendo 31 maes no grupo sem problemas e 33 no outro. Esses resultados sao elucidativos porque expressam uma diversidade na caracterizaçao familiar tanto no grupo de crianças com problemas de comportamento quanto no grupo que nao apresentava sintomas.

Nesta direçao, outra pesquisa avaliou o contexto familiar e as associaçoes com a saúde mental infantil, através de um estudo quantitativo com 100 crianças com idades entre 6 e 12 anos e seus familiares14. Os resultados indicam nao haver diferença nos problemas de comportamento das crianças conforme a idade e o sexo. Entretanto, a instabilidade financeira familiar mostrou ser preditora positiva de hiperatividade e negativa de todos os demais problemas de comportamento, assim como o estresse materno mostrou ser preditor positivo de problemas gerais na saúde mental das crianças. Alguns desses resultados nao corroboram estudos anteriores que apontam como características prevalentes da clientela de clínicas-escola nacionais crianças do sexo masculino, entre 6 e 11 anos de idade, com problemas escolares associados ao comportamento15. Por outro lado, é congruente em termos do nível socioeconômico familiar, sendo o maior número de crianças provenientes de famílias de baixa renda16.

Considerando as divergências encontradas na literatura em termos das variáveis sociodemográficas e familiares das crianças que possam estar associadas aos problemas de comportamento, e assumindo algumas evidências dessas relaçoes, é relevante conhecer suas características no sentido de encontrar subsídios para um melhor encaminhamento da demanda psicoterapêutica. Da mesma forma, a caracterizaçao socioeconômica dos docentes que trabalham diariamente com as crianças poderia fornecer subsídios para a elaboraçao de propostas interventivas e preventivas, adaptadas ao contexto socioeconômico e cultural dessas famílias. Neste sentido, o objetivo de presente estudo foi caracterizar, de maneira sociodemográfica, as maes e professores de crianças e adolescentes encaminhados para psicoterapia pela escola em município do RS, bem como analisar possíveis associaçoes entre essas variáveis e suas avaliaçoes dos problemas emocionais e de comportamento.


MATERIAL E MÉTODO

Esta pesquisa utilizou uma abordagem quantitativa e descritiva. A amostra foi composta por maes e professores de 87 alunos matriculados em quatro escolas da rede municipal de um município do RS que foram encaminhados para psicoterapia. Os genitores foram convidados a comparecer à escola para participar do estudo, entretanto, como o maior número de respondentes foram as maes, elas foram utilizadas neste estudo, nao sendo analisados os dados dos pais. Foram considerados como critérios de inclusao que o genitor residisse com o filho e que este tivesse sido encaminhado para psicoterapia pela escola. Dessa forma, os grupos de alunos já estavam definidos, a priori, pelo encaminhamento da escola. As maes e os docentes responderam os instrumentos referentes a cada aluno(a). A Tabela 1 traz uma breve caracterizaçao das maes e professores que estao incluídos neste estudo.




INSTRUMENTOS

Nas maes foi aplicado o Child Behavior Checklist (CBCL), instrumento desenvolvido por Achenbach1, que, no Brasil, foi traduzido, adaptado e validado por Bordin, Mari e Caeiro7. Esse instrumento avalia o comportamento de crianças e adolescentes a partir do preenchimento de um questionário destinado a pais/maes e cuidadores. Os professores responderam ao Teacher Rating Form (TRF), instrumento que é uma derivaçao do Child Behavior Checklist (CBCL) com a finalidade de avaliar as competências sociais e os problemas de comportamento da criança ou do adolescente a partir da percepçao do professor sobre o aluno, tendo sido traduzido e adaptado por Luizzi e De Rose17. Maes e professoras responderam a um questionário de dados sociodemográficos. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Unisinos, sob protocolo número 12/067.


ANALISE ESTATISTICA

As variáveis quantitativas foram descritas por média, desvio-padrao ou erro-padrao. Em caso de assimetria, a mediana e a amplitude interquartílica foram utilizadas. As variáveis categóricas foram descritas por frequências absolutas e relativas. Para comparar as variáveis sociodemográficas de maes e professores em relaçao à avaliaçao dos problemas de comportamento, foi utilizada Análise de Variância (ANOVA) one-way com Post-hoc de Tukey. O nível de significância adotado foi de 5% (pdTM0,05). Os dados foram analisados no programa SPSS, versao 18.0.


RESULTADOS

A amostra teve um total de 62 (71,3%) meninos e 25 (28,7%) meninas, com idade média de 9,8 anos (DP=2,3) e média de 3,0 anos (DP=0,6) de escolaridade. A Tabela 2 apresenta as características sociodemográficas das maes. Os resultados indicam as associaçoes entre as variáveis sociodemográficas, tanto delas quanto de seus filhos, e suas avaliaçoes dos problemas emocionais e de comportamento das crianças.




A Tabela 3 mostra os resultados das associaçoes entre as variáveis sociodemográficas dos professores, das crianças e dos problemas emocionais e de comportamento.




DISCUSSAO

Os resultados apresentam uma caracterizaçao tanto das maes quanto dos professores e das crianças encaminhadas para psicoterapia através das escolas deste estudo. Considera-se que os mesmos atendem ao objetivo do artigo, de proporcionar um maior conhecimento dessa populaçao.

Em relaçao às crianças, identificou-se um maior número de meninos apontados com sintomas emocionais e de comportamento do que de meninas, o que também é identificado em distintos estudos nacionais16,5,15. Embora esse dado nao seja concludente na literatura, nas escolas investigadas parece haver um número maior de meninos que sao identificados pelos docentes e suas maes como tendo sintomas psicológicos. Uma hipótese é que os meninos tenderiam a apresentar mais sintomas externalizantes, mais perceptíveis às maes e aos docentes, do que possíveis manifestaçoes internalizantes de tristeza, por exemplo, que seriam mais prevalentes nas meninas. Esse dado pode ser de relevância por indicar uma populaçao de risco nesse contexto, que pode ser acompanhada com maior atençao. Assumindose o papel preventivo que a psicologia pode desempenhar, uma vez inserida no meio escolar, essa identificaçao pode permitir o planejamento de açoes junto a esses meninos e seus familiares no sentido de acompanhá-los antes que desenvolvam sintomas que necessitem de encaminhamento psicológico. Por outro lado, deve-se atentar também para as meninas que talvez nao sejam encaminhadas para psicoterapia por nao terem sintomas externalizantes, mas que podem estar em sofrimento nao detectado por familiares e pela escola.

Chama atençao que a idade das crianças apresentou diferenças significativas tanto em relaçao à percepçao das maes quanto dos professores. Na literatura os dados sao pouco convergentes em relaçao à presença de maior sintomatologia em uma faixa etária específica15. Entretanto, nossos dados identificaram maior prevalência por faixa etária de acordo com o tipo de problema de comportamento. Esse dado pode estar associado a uma maior precisao ao se dividir as faixas etárias da populaçao deste estudo através de quatro grupos. Sendo o maior número de crianças deste estudo com idade média de 9 anos, os dados acerca dos sintomas apresentados por estas na percepçao de maes e professoras sao bastante ilustrativos. Crianças menores de 8 anos foram classificadas como apresentando maiores escores de sintomas externalizantes tanto na percepçao das maes quanto dos professores. Esses sintomas sao comumente associados a dificuldades escolares e facilmente identificados tanto no contexto escolar quanto familiar16. Além de se considerar questoes desenvolvimentais, as quais, provavelmente, estao associadas a esses dados, as dificuldades escolares também estao associadas a especificidades das diretrizes nacionais de educaçao, as quais nao permitem que os alunos sejam reprovados, o que, a longo prazo, culmina em crianças ainda nao alfabetizadas já com idades avançadas. Pode-se estimar que este longo processo de aprendizagem das crianças apresentando percalços que muitas vezes nao sao solucionados pode se refletir em sintomas dessas crianças, desinteresse pela escola, o que pode ser interpretado como falta de atençao pelos professores e ainda problemas de relacionamento interpessoal.

Em relaçao às características das maes, aquelas com mais de 44 anos pontuaram menores escores de sintomas externalizantes de seus filhos do que as com menos de 33 anos de idade. Pode-se considerar que, à medida que amadurecem, as maes apresentam maior tolerância em relaçao aos sintomas dos filhos, talvez nao assumindo como problemáticos comportamentos normativos do desenvolvimento ou ainda transitórios decorrentes de situaçoes as quais a criança está vivenciando.

A renda pessoal das maes nao se associou significativamente a nenhuma das variáveis da criança ou dos problemas emocionais e de comportamento. Esse dado diverge de estudos anteriores, os quais apontam relaçao entre instabilidade financeira das maes e saúde mental de seus filhos2. Pode-se estimar que, devido à pouca variabilidade na renda pessoal das maes deste estudo, a renda pessoal nao se apresentou como fator discriminante.

Quanto aos professores, a idade também apresentou associaçoes significativas com os sintomas internalizantes e externalizantes. Os professores de faixa etária superior a 44 anos avaliaram menos sintomas externalizantes do que aqueles entre 39 e 44 anos. Assim como as maes, pode-se considerar que exista uma maior flexibilidade em docentes de maior faixa etária ao avaliar os sintomas das crianças. Também se pode pensar que esses docentes com menor faixa etária talvez nao tenham ainda alcançado tempo de serviço que gere exaustao e se expresse em menor investimento em suas atividades, inclusive na percepçao dos alunos12.

Por fim, a renda pessoal dos professores também se expressou na percepçao de problemas emocionais e de comportamento das crianças. Na mesma direçao da idade, os docentes com maior renda pessoal avaliaram menos sintomas de ansiedade/depressao do que aqueles que recebem entre R$ 2.301 e R$ 2.700. De acordo com os dados nacionais, a remuneraçao é associada ao nível de estresse percebido pelos professores. Quanto menores os ingressos, maiores níveis de estresse os docentes reportam, assim como consequentes problemas de saúde mental8. A literatura aponta que os docentes com mais sofrimento psíquico tendem a avaliar de forma mais negativa seus alunos12, o que pode estar associados ao fato de os docentes do presente estudo com maiores ingressos econômicos terem avaliado menos problemas de ansiedade e depressao em seus alunos.


CONCLUSAO

Estima-se que o conhecimento dessa realidade poderá auxiliar a psicologia a planejar intervençoes específicas para essa populaçao de risco. Conhecendo a demanda de forma mais especifica, bem como as percepçoes de maes e professores, podem-se desenvolver açoes focadas nas necessidades desse grupo, considerando suas idiossincrasias socioeconômicas e culturais. Da mesma forma, o conhecimento de características dos professores e de suas avaliaçoes das crianças pode auxiliar em uma aproximaçao da psicologia, pensando conjuntamente em açoes que possam trabalhar preventivamente com essas crianças e adolescentes.

Podemos considerar que cada professor e mae que participou da pesquisa apresenta perspectivas específicas, provenientes de seus contextos, que com certeza contribuíram para os resultados do estudo. O tema é de extrema relevância para estudos futuros. Pesquisas qualitativas proporcionariam maiores informaçoes para análise mais aprofundada das características das maes e professores e também para identificar a influência das variáveis sociodemográficas nas avaliaçoes realizadas pelos genitores e docentes. Como limitaçao principal, destaca-se a escassa participaçao dos pais, o que nao possibilitou sua inclusao no estudo, ficando restrito às maes e aos docentes. A participaçao de pais poderia contribuir para um mapeamento mais completo das relaçoes familiares que se expressam no desenvolvimento de seus filhos, o que certamente poderia acrescentar resultados importantes para o presente estudo.


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1. Mestre em Psicologia Clínica. Psicóloga Clínica
2. Doutora em Psicologia. Professora da graduaçao e do Programa de Pós-Graduaçao em Psicologia da Unisinos. Orientadora do trabalho

Instituiçao: Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Correspondência:
Fernanda Ribeiro de Souza
Rua Padre Réus, nº 601, sala 102, Bairro Centro
93800-000, Sapiranga, RS, Brasil
fesouza11@hotmail.com

Submetido em: 13/09/2014
Solicitaçao de reformulaçoes em: 29/10/2014
Retorno das autoras em: 05/11/2014
Aceito em: 07/11/2014

 

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