Rev. bras. psicoter. 2013; 15(2):97-101
Santos MC. Psicoterapias breves nos diferentes estágios evolutivos. Rev. bras. psicoter. 2013;15(2):97-101
Resenha
Psicoterapias breves nos diferentes estágios evolutivos
Brief psychotherapies in different evolutionary stages
Márcia Calixto dos Santosa
Resumo
Abstract
A publicaçao "Psicoterapias breves nos diferentes estágios evolutivos" apresenta de forma interessante e envolvente as perspectivas teóricas e práticas de duas abordagens de psicoterapia de destaque expressivo no contexto atual: a psicoterapia breve psicodinâmica (PBP) e a psicoterapia breve cognitivo-comportamental (TCC). A obra organizada por Marilda Emmanuel Novaes Lipp, psicóloga, pósdoutora em estresse social, diretora do Instituto de Psicologia e Controle do Stress, ex-professora do Programa de Pós-graduaçao Stricto Sensu em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, e por Elisa Medici Pizao Yoshida, pós-doutora em Psicologia Clínica e atualmente professora do Programa de Pós-graduaçao Stricto Sensu em Psicologia e da faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, reúne a colaboraçao de autores especialistas em ambas as linhas teóricas. O livro apresenta técnicas e resultados sólidos da prática clínica e da pesquisa, considerando os diferentes estágios evolutivos: infância, adolescência, fase adulta e envelhecimento.
Cada capítulo é dividido em duas sessoes, uma focada na psicoterapia breve psicodinâmica e a outra baseada na psicoterapia breve cognitivo-comportamental. Além disso, verifica-se sempre o cuidado em oferecer ao leitor importantes referências e indicaçoes bibliográficas.
No primeiro capítulo, Elisa Yoshida contextualiza a psicoterapia breve psicodinâmica, apresenta os pressupostos teóricos, percorre as suas principais características e finaliza com o cenário das pesquisas nacionais e internacionais sobre a eficácia e eficiência dessa modalidade terapêutica. A autora também situa as psicoterapias de orientaçao psicodinâmica como uma das práticas de maior influência no momento.
A seguir, Marilda Lipp desperta a atençao do leitor ao apresentar a história da psicoterapia cognitivocomportamental, bem como seu arcabouço teórico e suas aplicaçoes práticas. Ela resume as contribuiçoes de Albert Ellis, responsável pela TREC (terapia racional emotiva comportamental), importante influência para os fundamentos dessa abordagem, e também as de Aaron Beck, principal referência da terapia cognitiva. A autora ainda traz indicaçoes preciosas de leituras para a atuaçao em TCC.
No segundo capítulo, Márcia Maria Bignotto descreve a psicoterapia breve cognitivo-comportamental infantil, importante modalidade de intervençao terapêutica. Com um exemplo de aplicaçao prática em grupo, a autora apresenta o Treino de Controle de Stress Infantil, programa de tratamento desenvolvido por Lipp. Nessa proposta, os participantes sao estimulados a mudar suas cogniçoes a respeito dos fatores estressores, bem como a aprender estratégias de enfrentamento mais adequadas. Ainda neste capítulo, os fundamentos e a técnica da psicoterapia breve psicodinâmica infantil sao apresentados por Irani Tomiatto de Oliveira. A autora ressalta o processo de diagnóstico, a importância do envolvimento dos pais na psicoterapia e o perfil ideal do terapeuta de crianças. Ela ainda resume dois casos, a título de ilustraçao, e faz um comentário sobre a perspectiva atual das pesquisas nessa área e sobre o potencial de desenvolvimento da prática clínica com crianças.
No capítulo que se refere à adolescência, Ana Paula Justo evidencia a evoluçao do enfoque cognitivo-comportamental no tratamento de jovens, suas particularidades e as principais estratégias a serem consideradas para garantir a adesao do adolescente à psicoterapia. Descreve as principais intervençoes utilizadas: psicoeducaçao, treino de relaxamento, exposiçao imaginária e ao vivo, treino de resoluçao de problemas, modelaçao, reestruturaçao cognitiva e envolvimento dos pais, estratégias que devem ser adaptadas às características de desenvolvimento e linguagem do jovem. Na sequência, quanto ao enfoque da psicoterapia breve psicodinâmica, Vera Regina Röhnelt Ramires, Silvia Pereira da Cruz Benetti e Fernanda Barcellos Serralta discorrem sobre os inúmeros desafios na adolescência, já que se trata de um estágio evolutivo complexo e multifacetado que comporta dificuldades de diagnóstico e tratamento. As autoras enfatizam como relevante a constante participaçao dos pais, o cuidado com questoes de sigilo e a preocupaçao com a formaçao adequada do terapeuta de adolescentes. Apresentam dados de alguns estudos sobre a eficácia e efetividade dessa metodologia aplicada a adolescentes, indicando um importante campo de pesquisa a ser explorado.
No quarto capítulo, Lucia Emmanuel Novaes Malagris, Maria Leonor Espinosa Enéas e Elisa Medici Pizao Yoshida referem-se à aplicaçao de ambas as vertentes teóricas no tratamento de adultos. Lucia E. N. Malagris menciona resultados de estudos que indicam a eficácia da TCC com adultos, direcionada a diferentes tipos de problemas psicológicos e transtornos psiquiátricos: transtorno bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno de pânico, controle de estresse, controle da raiva, entre outros. Destaca a natureza objetiva, focal, voltada para o presente e que exige a colaboraçao entre terapeuta e cliente, favorecendo a definiçao de uma modalidade de psicoterapia breve. A autora ainda detalha cada um dos aspectos que contribuem para o sucesso da TCC: relaçao terapêutica, avaliaçao do caso, conceitualizaçao, plano de tratamento, processo terapêutico e estratégias que o compoem e o modo ideal de finalizaçao. Finaliza ressaltando a importância da formaçao continuada do terapeuta como um dos fatores de sucesso terapêutico. Maria Leonor Enéas e Elisa Yoshida apresentam informaçoes a respeito da psicoterapia breve psicodinâmica com adultos no contexto atual, apontando para a importância de uma formaçao sólida do terapeuta nos âmbitos teórico, técnico e pessoal. Destacam alguns aspectos fundamentais para realizar a modalidade de psicoterapia breve, tais como: a identificaçao da eficácia da configuraçao adaptativa do paciente, o estágio de mudança em que ele se encontra e a identificaçao do seu conflito central. Sao apresentados os recursos da PBP para guiar o terapeuta quanto ao diagnóstico, estabelecimento do foco, organizaçao da estratégia psicoterapêutica e prognósticos.
No quinto capítulo, referente à aplicaçao de ambas as vertentes teóricas a grupos de adultos, Marilda Lipp apresenta um verdadeiro manual de técnicas e estratégias cognitivo-comportamentais para a atuaçao do terapeuta. Além disso, relata dois modelos de intervençao aplicada em grupo: o Treino de Controle de Stress para Pacientes com Síndrome Metabólica e o Treino Cognitivo-Comportamental da Raiva para pacientes em geral. Na sequência, Rita de Cássia Gandini apresenta um trabalho de grande relevância para a aplicaçao prática da psicoterapia breve psicodinâmica em grupo de adultos. Esse trabalho foi desenvolvido com pacientes com câncer de mama e consiste num modelo a ser utilizado com pacientes com variadas enfermidades. A autora enfatiza como foco principal do terapeuta a busca de equilíbrio emocional do paciente, com a supressao ou atenuaçao de sintomas, de forma que ele possa retomar um funcionamento similar ao que antecedia o diagnóstico da doença. Ela relata as etapas da psicoterapia breve psicodinâmica em grupo, destacando os aspectos teóricos e técnicos do processo, o que contribui para a implementaçao de programas dessa natureza. Além disso, aponta algumas características desejáveis em relaçao à pessoa do terapeuta: autenticidade, capacidade de acolhimento, empatia, capacidade de estabelecer aliança terapêutica, entre outras.
No capítulo direcionado ao atendimento de idosos, os autores de ambas as linhas teóricas mencionam esse estágio evolutivo como um campo fértil para a psicologia, uma vez que se verifica o aumento dessa populaçao e temos poucas iniciativas voltadas para estudos e programas de atendimento para esse público. Roseli Lage de Oliveira indica intervençoes específicas desenvolvidas pela psicoterapia breve cognitivo-comportamental para as problemáticas do envelhecimento: insônia, dor crônica e depressao. A autora cita os instrumentos de avaliaçao, intervençoes terapêuticas e características inerentes ao processo de envelhecimento que precisam ser considerados pelo psicoterapeuta para o sucesso da terapia. No que diz respeito à psicoterapia breve psicodinâmica com idosos, Gláucia Mitsuko A. da Rocha e Joao Roberto de Souza Silva destacam as implicaçoes do processo de envelhecimento para a atuaçao do terapeuta, chamando a atençao para a necessidade de conhecimento dos temas comuns aos idosos, como perdas e busca de sentido da vida. Além disso, ressaltam a importância da aliança terapêutica, os cuidados com a formaçao do terapeuta e o manejo do término.
No capítulo intitulado Desenvolvimentos futuros das psicoterapias breves, Yoshida finaliza a obra destacando a importância de que as linhas teóricas de psicoterapia sejam continuamente validadas por pesquisas sistemáticas, considerando que o imperativo atual da ciência se refere ao conhecimento baseado em evidências. A autora ressalta a necessidade do conhecimento em pesquisa para a formaçao do psicoterapeuta. A seguir, relata o movimento de integraçao em psicoterapia, que supoe abertura para o diálogo entre psicoterapeutas de diferentes abordagens, buscando encontrar convergências e ampliar conhecimentos sob perspectivas diversas.
A obra constitui um manual completo e atualizado, em termos teóricos e práticos, no que se refere às psicoterapias breves psicodinâmica e cognitivo-comportamental nos diferentes estágios da vida. O livro é direcionado tanto para psicoterapeutas atuantes quanto em processo de formaçao, promovendo conhecimentos sobre conceitos teóricos, aplicaçoes práticas e habilidades fundamentais do psicoterapeuta e oferecendo a perspectiva de desenvolvimento futuro das psicoterapias breves.
REFERENCIAS
Lipp M. E. N. & Yoshida, E. M. P. (Orgs.). Psicoterapias breves: nos diferentes estágios evolutivos. Sao Paulo: Casa do Psicólogo, 2012.
a. Mestre em Psicologia - Americana - SP - Brasil
Instituiçao: PUCCAMP - Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP, Brasil.
Correspondência:
Márcia Calixto dos Santos
Av. John Boyd Dunlop, s/n, Jardim Ipaussurama 13059-900
Campinas, SP, Brasil
marciacalixto@uol.com.br
Submetido em 16/04/2013
Devolvido aos autores em 18/07/2013
Retorno dos autores em 23/07/2013
Aceito em 16/08/2013
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