ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

Rev. bras. psicoter. 2013; 15(2):1-2



Editorial

Um caminho em comum: a trajetória da Revista Brasileira de Psicoterapia

A path in common: the trajectory of the Brazilian Journal of Psychotherapy

Simone Haucka

 

 

Em primeiro lugar, gostaria de dar as boas-vindas a Marina Gastaud, nova editora da Revista Brasileira de Psicoterapia do Centro de Estudos Luis Guedes (RBP-CELG), e a sua equipe. Essa é uma tarefa que aceitamos por amor. O que motiva cada um de nós é um pouquinho diferente e tem a ver com acreditar nas possibilidades do nosso instrumento de trabalho: a psicoterapia. Muitas sao as potencialidades da nossa revista: criar e manter um espaço de qualidade científica que respeite as especificidades das psicoterapias, ser um veículo para o diálogo entre os diferentes centros e correntes de pensamento na área, propiciar crescimento científico e atualizaçao permanente e, especialmente neste momento sociocultural, consolidar-se como um espaço destinado a investigaçoes e discussoes que contemplem a subjetividade e o mundo interno. Parabéns, Marina, por aceitar o desafio.

Os dois anos em que fui editora da RBP-CELG foram muito intensos. Trabalhamos muito e fizemos um esforço enorme para colocar a periodicidade da revista em dia, um passo primordial para que os seguintes possam ser dados. Ao mesmo tempo, modificamos a forma da publicaçao para on-line e de livre acesso, publicando os textos na íntegra em português e inglês. Esforçamo-nos para adequar as normas e o formato de submissao e revisao (plataforma on-line), com o objetivo de nos equiparar aos periódicos de melhor qualidade científica na área da saúde e viabilizar a indexaçao em bases de dados de maior alcance.

Os desafios foram muitos, e modificaçoes importantes foram necessárias em diversos momentos. Hoje, a revista pode ser acessada, na íntegra, em sua versao em português e em inglês, em qualquer parte do mundo. Da mesma forma, artigos podem ser submetidos diretamente na plataforma on-line. Obrigada a todos os colaboradores, leitores e profissionais que tornaram essa tarefa possível. Desejo que esse seja apenas o primeiro passo para um periódico que tem o potencial de representar um caminho comum para as psicoterapias, contribuindo para sua valorizaçao e desenvolvimento.

Ao longo desse trajeto, pude contar com uma equipe excepcional à qual só tenho o que agradecer, tanto pelo trabalho como pela companhia e caráter. Meu "obrigada" a Anne Sordi, Caroline Buzzatti Machado, Débora Schaf, Érico de Moura Silveira Júnior, Lívia Hartmann de Souza, Luciana Terra e a nossa atual secretária Patrícia Azambuja. Também gostaria de agradecer aos editores associados Cláudio Eizirik, Sidnei Schestatsky e Olga Falceto, ao presidente do CELG durante minha gestao, Marcelo Fleck, ao diretor de publicaçoes, Cláudio Abuchaim, e a todos aqueles que participam direta ou indiretamente desse projeto que considero tao importante: a RPB-CELG.

Dentre os nove números publicados em nossa gestao, os dois primeiros, realizados em parceria com a gestao anterior, e os três sobre o ensino da psicoterapia no Brasil foram muito especiais para mim, e o contato com professores de diversas instituiçoes do país que colaboraram tao gentilmente com nosso projeto foi uma experiência incrível. Nesses números, temos o registro da evoluçao do ensino da psicoterapia, a descriçao dos modelos utilizados (de atendimento, supervisao e pesquisa), as conquistas e os desafios atuais de alguns dos mais importantes centros do nosso país. Foram publicados, nos sete números elaborados na íntegra em nossa gestao, 42 artigos, sendo cinco internacionais.

Alguns ajustes finais no sistema on-line, nas normas e padroes ainda sao necessários, bem como muito trabalho de divulgaçao desse novo/velho espaço, para que a RPB-CELG se torne o que idealizamos para ela, mas estamos quase lá.

A RPB-CELG é de todos nós, e depende de todos cultivar esse projeto, possibilitando seu crescimento e a criaçao de um espaço de fato de "circulaçao" nacional e internacional, no qual a psicoterapia siga viva e pulsante, levando o combustível para dentro de nossos consultórios e instituiçoes. Convido todos os nossos leitores e colaboradores a trilhar esse caminho em comum, enviando artigos, participando das revisoes e lendo o rico material que a revista proporciona. Como acontece com uma trilha na mata, da passagem dos viajantes pela trilha depende sua manutençao e crescimento. E acredito, de coraçao, que esta é uma importante trilha para a psicoterapia em nosso país.

Desejo boa sorte ao novo grupo. Bom trabalho e obrigada por aceitar o desafio!










a. Médica psiquiatra, doutora em Ciências Médicas: Psiquiatria, ex-editora da Revista Brasileira de Psicoterapia, Centro de Estudos Luis Guedes (CELG)

Endereço para Correspondência
Simone Hauck
Rua Ramiro Barcelos, 2350 - Sala 2218
CEP: 90035-003 - Porto Alegre - RS
hauck.simone@gmail.com

Submetido e aceito em 09/08/2013

 

artigo anterior voltar ao topo próximo artigo
     
artigo anterior voltar ao topo próximo artigo