ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

Rev. bras. psicoter. 2012; 14(3):68-70



Resenha de livro

O ciclo da vida humana: uma perspectiva psicodinâmica - 2ª ediçao

The human life cycle: a psychodynamic perspective - 2nd edition

Felipe Almeida Picon*

 

 

Eizirik CL, Kapczinski F, Bassols AM.
O Ciclo da Vida Humana: Uma Perspectiva Psicodinâmica. 1ª ed.
Porto Alegre: Artmed Editora; 2001.


Retomando a jornada pelo estudo do ciclo vital, iniciada com a publicaçao da primeira ediçao de "O ciclo da vida humana: uma perspectiva psicodinâmica", em 2001(1), a presente ediçao favorece os leitores com diversos aprimoramentos. Além de incluir os avanços ocorridos, na última década, do ponto de vista científico, no campo da medicina e da psicologia, foram incorporados destaques de trechos importantes do texto, exemplos clínicos de atendimento a pacientes nas diferentes fases do ciclo da vida e interessantes sugestoes de leitura e de filmes que facilitam o entendimento didático de cada fase.

Novamente, os professores do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da UFRGS e organizadores, Cláudio Laks Eizirik e Ana Margareth Siqueira Bassols, agregaram psiquiatras, psicólogos e psicanalistas; professores, pesquisadores, clínicos e alunos de doutorado para comporem uma visao multi e interdisciplinar sobre o ciclo da vida humana. Cada capítulo traz uma revisao de cada uma das fases do ciclo da vida de uma forma instigante, didática e cientificamente embasada. Sempre que possível e disponível, os autores acrescentam dados científicos recentes e aspectos importantes da realidade brasileira. Os capítulos foram divididos da seguinte forma: 1) noçoes básicas sobre o funcionamento psíquico; 2) aspectos bioéticos no ciclo vital; 3) o cuidado de si: uma perspectiva filosófica; 4) psiquiatria do desenvolvimento; 5) gestaçao, parto e puerpério; 6) o bebê e os pais; 7) o ciclo vital da família; 8) a criança de 0 a 3 anos; 9) a criança pré-escolar; 10) a idade escolar: latência (6 a 12 anos); 11) a puberdade; 12) o adolescente; 13) o desenvolvimento cognitivo no ciclo vital; 14) adultos jovens e seus scripts: novas geraçoes em novos cenários; 15) madurescência [clínica da incerteza na meia-idade]; 16) a velhice; 17) a morte: última etapa do ciclo vital.

O grande diferencial dessa produçao é, de fato, a integraçao das diversas áreas do conhecimento (neurobiologia, psiquiatria, psicologia e outras) com a perspectiva psicodinâmica. O ângulo de visao da compreensao psicanalítica fornece ao leitor uma maneira mais ampla e profunda para entender as características, dificuldades e especificidades de cada etapa da vida. Como exemplo do ângulo de visao psicodinâmico, no capítulo sobre adultos jovens, os autores escrevem: "o enredo dessa peça de teatro - ou da montagem de um filme - pode atravessar longas décadas de exibiçao, com ou sem mudanças do script original", fazendo, assim, uma analogia entre nossas vidas e uma peça de teatro ou filme. O interessante dessa passagem é o uso dessa metáfora da vida como um filme, no sentido de que podemos acabar percorrendo nosso desenvolvimento como se fosse uma história de um roteiro predeterminado, o que ressalta a importância do inconsciente nas escolhas da vida. Podemos passar décadas repetindo comportamentos passados sem nos darmos conta (inconscientemente) se nao existir um verdadeiro cuidado visando a compreensao de nosso mundo interno. Ressaltar esse olhar sobre o desenvolvimento na idade adulta traz também a noçao de que todo o ciclo vital é um contínuo processo.

Essa mesma ideia fica muito bem colocada no capítulo sobre a meia-idade, descrita em termos de madurescência, conceito com o qual é estabelecido um contraste em relaçao ao conceito de adolescência. O autor desse capítulo descreve a madurescência como um processo rumo à maturidade, enquanto a adolescência seria um processo rumo à idade adulta. Seguindo nesse contexto processual e sem fugir das tristezas e das perdas, os autores mostram um olhar de conquista sobre a última etapa de todo o processo de desenvolvimento. O desfecho da obra aborda a etapa final do ciclo vital, a morte, que, citando os autores do capítulo, deve ser uma verdade que desperte em nós o desejo de viver para aproveitarmos tudo aquilo que nos é oferecido, lutando, ainda, por aquilo que nao temos e usufruindo de cada momento de prazer. Essa compreensao do ciclo vital traz uma visao de que cada fase tem suas características positivas/negativas, seus desafios, suas dificuldades e que pode ser encarada como algo a ser almejado, desejado e, por fim, vivido integralmente, seja com felicidades, ou tristezas.

Em suma, "O ciclo da vida humana: uma perspectiva psicodinâmica", 2a. ediçao, é altamente recomendável para diversos níveis de formaçao profissional. Estudantes de graduaçao de todos os cursos da área da saúde podem aprimorar sua forma de compreensao dos pacientes e, assim, melhorar sua prática específica. Essa perspectiva pode, inclusive, ajudar no dia a dia de profissionais já graduados, enriquecendo sua compreensao dos processos psicodinâmicos comuns de cada etapa. Da mesma forma, psiquiatras que trabalham a partir de um ponto de vista mais psicofarmacológico também podem complementar seu trabalho durante uma avaliaçao diagnóstica ou até de resposta terapêutica se levarem em conta essas perspectivas das características inerentes às diversas fases dos pacientes. E, sem dúvida, esta nova ediçao é uma ótima introduçao aos estudos psicanalíticos para psicoterapeutas de orientaçao analítica e é também de grande valia para psicoterapeutas de outras vertentes, além de ser uma agradável forma de revisao para colegas experientes.










* Psiquiatra de crianças e adolescentes (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS). MD e PhD Programa de Pós-Graduaçao em Psiquiatria - UFRGS, Faculdade de Medicina - UFRGS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Instituiçao: Grupo de Estudos sobre Adiçoes Tecnológicas (GEAT).

Correspondência
Felipe Picon
R. 24 de Outubro 850/207
CEP: 90510000 Porto Alegre, RS, Brasil
E-mail: felipepicon@gmail.com

 

artigo anterior voltar ao topo próximo artigo
     
artigo anterior voltar ao topo próximo artigo