ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 1 resultados

O uso de jogos digitais no tratamento de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista: uma revisão crítico-narrativa
Mariana Vieira Telesa; Daniel Tornaim Spritzerb
Páginas: 123 - 139

Resumo

INTRODUÇÃO:O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento associado a déficits cognitivos e motores de longo prazo e deve ser tratado precocemente para obter melhora da qualidade de vida e bem-estar. A intervenção baseada em jogos pode ser uma importante ferramenta durante esse processo na rotina clínica e nos lares de indivíduos atípicos. Este trabalho tem o intuito de apresentar e discutir os benefícios proporcionados pelo uso de jogos digitais no tratamento de crianças e adolescentes com TEA.
MÉTODO: Revisão da literatura com mescla de aspectos narrativos e sistemáticos, por meio de pesquisa semiestruturada no MEDLINE, a partir de critérios de inclusão e exclusão pré-estabelecidos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: Jogos digitais são espaços potenciais que incentivam o trabalho em equipe e interações sociais devido ao seu caráter seguro e não ameaçador. Há relatos de melhora das habilidades motoras finas, da autorregulação emocional e de diminuição de comportamentos repetitivos. Serious games, exergames e jogos de entretenimento adaptados são ferramentas relevantes para o tratamento terapêutico do TEA.
CONCLUSÃO: As intervenções baseadas em jogos podem ser motivadoras e efetivas, gerando maior adesão do paciente e de sua família ao tratamento.

Descritores: Videogames; Transtorno do espectro autista; Intervenções baseadas em jogos; Jogos sérios; Exergames; Crianças; Adolescentes; Adultos