ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 1 resultados

Validação da Versão Brasileira do Addiction Severity Index 6 Light (ASI-6 Light)
Lidia Reis Fernandesa; Fernando Colugnatia; Felix Henrique Paim Kesslerb,c; Camilla Gonçalves Brito Santosa; Juliana Leão Zawackib,c; Felipe Ornellb,c; Laisa Marcorela Andreoli Sartesa
Páginas: 61 - 77

Resumo

INTRODUÇÃO: Avaliar usuários de substâncias psicoativas é complexo, pois exige a análise de diversos aspectos da vida do usuário afetados pelo consumo, além de avaliar o uso específico de drogas. O Índice de Gravidade de Dependência 6 (ASI-6) é um dos instrumentos de avaliação global mais utilizados, mas apresenta limitações em relação aos resultados de pesquisas.
OBJETIVO: Validar a versão brasileira do Addiction Severity Index 6 Light (ASI-6 Light).
MÉTODOS: Este estudo transversal, quantitativo, envolveu 200 indivíduos que participaram em dois momentos diferentes. Os participantes completaram uma entrevista diagnóstica do DSM-5, o ASI-6 Light e a versão completa do ASI (ASI-6). O estudo avaliou a validade concorrente dos domínios "álcool" e "drogas" do ASI-6 Light, sua confiabilidade e reprodutibilidade, além das correlações entre os escores do ASI-6 Light e do ASI-6.
RESULTADOS: O estudo encontrou boas evidências de validade concorrente para os domínios "álcool" e "drogas" do ASI-6 Light (r = 0,77 para ambos). Os coeficientes de correlação intraclasse (ICC) variaram de 0,73 a 0,98. Correlações moderadas e significativas foram observadas entre os escores do ASI-6 Light e do ASI-6 nos domínios drogas, médico, álcool e legal (r = 0,68, r = 0,64, r = 0,40 e r = 0,40, respectivamente).
CONCLUSÃO: Os resultados indicam que o ASI-6 Light possui boas propriedades psicométricas e pode reduzir vieses no uso do ASI.

Descritores: Estudos de validação; Índice de gravidade de dependência; Confiabilidade; Escalas; Transtorno por uso de substâncias