A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 1 resultados
Aprendizagem, trauma e comportamento violento
Ingrid D'Avila Francke*; Janaína Thais Barbosa Pacheco**; Rodrigo Grassi-Oliveira***
Páginas: 193 - 208
Este artigo tem o objetivo de analisar alguns fatores associados ao comportamento antissocial, enfatizando a relaçao entre aprendizagem, trauma e comportamento antissocial. As Teorias Desenvolvimentais destacam o papel da aprendizagem nos problemas de comportamento a partir de interaçoes do indivíduo/ambiente. Nessa perspectiva, o comportamento antissocial constitui-se em uma forma, ainda que inadequada, de enfrentamento às exigências sociais. As Teorias Psicobiológicas, que investigam interaçao gene-ambiente, auxiliam no entendimento do impacto da reatividade do substrato neural e as alteraçoes no desenvolvimento cognitivo a partir dessas interaçoes. Nesse sentido, o estresse/trauma tem sido associado a uma cascata de respostas fisiológicas e neurobiológicas que produzem alteraçoes nos padroes de desenvolvimento cerebral, criando uma situaçao de vulnerabilidade ao surgimento de psicopatologias. Os fatores associados ao comportamento antissocial sao utilizados para a discussao do "Caso Raul". Com isso, pretende-se contribuir tanto para a abordagem científica sobre o comportamento violento quanto para abordagens terapêuticas.
Descritores: violência; aprendizagem; comportamento.
Rua Ramiro Barcelos, 2350 - Sala 2218 - Porto Alegre / RS | Telefones (51) 3330.5655 | (51) 3359.8416 | (51) 3388.8165-fone/fax