A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 1 resultados
Segurança ou proteção na relação terapêutica? Um estudo qualitativo de preferências pela psicoterapia online ou presencial
Francisco Leal Ximenes Souzaa; Stella Becher-Urbaniakb; Lisa Winterc; Birgitta Schillerd
Páginas: 41 - 56
INTRODUÇÃO: A pandemia de COVID-19 expandiu a realidade da psicoterapia online a um nível nunca imaginado anteriormente. Contudo, um foco em como o corpo é percebido de maneira distinta pelos pacientes entre a psicoterapia online e presencial é um fenômeno pouco aprofundado na literatura científica. O presente estudo almeja gerar teoria sobre este tema.
MÉTODO: Uma entrevista semi-estruturada sobre percepções dos pacientes sobre o corpo na psicoterapia online e presencial foi conduzida com pacientes de um ambulatório para adultos (n = 6). As respostas foram analisadas indutivamente com um método de teoria fundamentada. Após a identificação de conceitos e categorias e exclusão de um participante (n = 5), uma abordagem abdutiva foi conduzida sobre os dados em torno dos temas de segurança e proteção, provenientes da teoria da terapia focada na compaixão.
RESULTADOS: Uma teoria fundamentada foi gerada, na qual motivações de segurança estão conectadas à preferência por psicoterapia online enquanto as de proteção estão ligadas à inclinação pela psicoterapia presencial.
DISCUSSÃO: Como o corpo está mais exposto na psicoterapia presencial, os pacientes têm menos controle sobre ameaças e estão mais vulneráveis na relação terapêutica. Pacientes focados em prevenção de danos (segurança) podem escolher a psicoterapia online pelo controle que ela oferece. Pacientes buscando conexões profundas de ajuda (proteção), que requerem vulnerabilidade, podem preferir psicoterapia presencial. Implicações, limitações e direções para pesquisas futuras são discutidas no artigo.
CONCLUSÃO: Embora a geração de teoria tenha sido alcançada, estudos de validação precisam ser conduzidos pela pesquisa quantitativa.
Descritores: Psicoterapia; Relações profissional-paciente; Telessaúde mental; Comportamento de escolha
Rua Ramiro Barcelos, 2350 - Sala 2218 - Porto Alegre / RS | Telefones (51) 3330.5655 | (51) 3359.8416 | (51) 3388.8165-fone/fax