ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 1 resultados

Prevalência de depressao na adolescência: uma consulta a prontuários de uma clínica-escola em Porto Alegre
Eduarda Ferreira da Silvaa; Rita de Cássia Petrarca Teixeirab; Sílvia Cristina Marceliano Hallbergc
Páginas: 17 - 29

Resumo

INTRODUÇAO: Transtornos mentais representam uma significativa causa de sofrimento, incapacidade e dependência na populaçao, atingindo cerca de 15% de crianças e adolescentes no mundo. Conhecer o perfil sociodemográfico de adolescentes que buscam psicoterapia e a prevalência de psicopatologias contribui para plano de intervençoes precoces aprimoramento de técnicas terapêuticas.
OBJETIVO: Apresentar e discutir a prevalência de psicopatologias em adolescentes atendidos em uma clínica-escola de Psicoterapia de Orientaçao Psicanalítica em Porto Alegre.
MÉTODO: Estudo quantitativo, descritivo e de corte transversal. Realizou-se uma pesquisa documental em 228 prontuários de pacientes, entre 12 a 20 anos de idade, atendidos entre os anos de 2013 a 2016. Buscou-se identificar as psicopatologias mais prevalentes e diferenças entre sexo e grupo etário. Resultados e discussao: transtornos depressivos foram os mais prevalentes na amostra. Nao houve diferença entre sexo e grupo etário.
CONCLUSOES: O presente resultado corrobora a literatura sobre alta incidência de transtornos depressivos na adolescência. Discutiu-se a relaçao entre depressao e adolescência.

Descritores: Adolescente; Prevalência; Psicopatologia; Depressao.