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Revista Brasileira de Psicoteratia

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Avaliaçao da capacidade de mentalizaçao em crianças
Cibele Carvalhoa; Vera Regina Röhnelt Ramiresb
Páginas: 85 - 100

Resumo

A mentalizaçao tem sido considerada um elemento importante para a compreensao do processo e dos resultados na psicoterapia psicodinâmica de crianças. No entanto, ainda é restrito o número de pesquisas nessa área. Em grande parte isso se deve à escassez de instrumentos disponíveis para avaliar o constructo com a populaçao infantil. O presente estudo teve como objetivo realizar uma revisao narrativa de estudos sobre a avaliaçao da capacidade de mentalizaçaoem crianças, com ênfase nos instrumentos de avaliaçao e em suas bases conceituais. Foram consultados os portais EBSCO e CAPES, utilizando-se os descritores "mentalization" ou "reflective functioning" e "instrument" e "children". Foram encontrados quatro procedimentos que atenderam aos objetivos do estudo: o Manchester Child Attachment Story Task (MCAST), a Child Reflective Functioning Scale (CRFS), a Friends and Family Interview (FFI) e o Método de Rorschach. Os resultados evidenciaram que as avaliaçoes no contexto das relaçoes de apego, abrangidas pelo MCAST, CRFS e FFI, têm sido mais utilizadas, no entanto, o Método de Rorschach é proposto como uma alternativa, pois permite a avaliaçao da mentalizaçao de uma perspectiva intra-individual. O estudo demonstrou o desafio de mensurar um constructo tao complexo em um único procedimento e em um período de desenvolvimento específico.

Descritores: Mentalizaçao; Teoria da mente; Crianças; Instrumentos.