ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 1 resultados

Teorias homeostáticas das adições: uma revisão narrativa
Bibiana Bolten Lucion Loreto; Anne Orgler Sordi; Andressa Goldman Ruwel; Cristhian Ferreira Falleiro; Caroline Sousa de Souza; Deborah Daitschman; Felix Henrique Paim Kessler
Páginas: 91 - 104

Resumo

INTRODUÇÃO: Transtornos aditivos estão associados à mortalidade precoce, a prejuízos psicossociais e a custos econômicos significativos. Apesar do aumento na pesquisa sobre adições, persistem muitas divergências no que tange às teorias propostas para explicar seu desenvolvimento e manutenção, o que implica na heterogeneidade dos tratamentos oferecidos aos pacientes.
Metodologia: Revisão narrativa sobre as teorias homeostáticas das adições. Buscas foram realizadas na literatura nas plataformas MEDLINE, LILACS, SCIELO e BIREME entre os meses de novembro e dezembro de 2022.
RESULTADOS: Foram encontrados 18 artigos sobre teorias homeostáticas, de regulação emocional ou autorregulação das adições. Para complementar a revisão, foi utilizado o relatório do European Monitoring Centre for Drugs and Drug Addiction sobre modelos de adição, além de outros materiais referentes a teorias e critérios diagnósticos das adições. As principais teorias incluem a hipótese da automedicação, a teoria do apego, a teoria da regulação do afeto, a desregulação de recompensa e alostase, a teoria do aprendizado de reforço homeostático e o modelo dinâmico dos sistemas de controle do impulso de fumar.
DISCUSSÃO: A elaboração de modelos teóricos impactantes na abordagem dos transtornos por uso de substâncias permanece um desafio. As teorias homeostáticas tendem a integrar diferentes fatores que contribuem para o desenvolvimento da adição, como vulnerabilidades individuais, comorbidades psiquiátricas e fatores ambientais.
CONCLUSÃO: O entendimento da adição como uma desregulação da homeostase e necessidade de autorregulação pode propiciar o desenvolvimento de terapêuticas que tenham como objetivo restabelecer o que seriam as condições de equilíbrio, e pesquisas futuras poderão explorar novas possibilidades farmacológicas e psicoterápicas.

Descritores: Adição; Homeostase; Abuso de drogas; Autorregulação emocional; Diagnóstico psiquiátrico