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Reflexão a respeito da resposta clínica ao uso de clozapina no controle da agitação e agressividade em um adolescente de 16 anos com deficiência intelectual grave: um relato de caso
Arthur Bezerra Falcão, Thiago Gatti Pianca
Páginas: 147 - 155
A deficiência intelectual (DI) compromete habilidades envolvidas no nível global de inteligência. Além das dificuldades de aprendizado, um comportamento desafiador e agressivo é comum nestes indivíduos, especialmente nos casos mais graves. A clozapina é um antipsicótico cuja superioridade foi demonstrada na esquizofrenia em adultos, inclusive em casos refratários, bem como na redução da agressividade e do risco de suicídio em esquizofrênicos. Poucos estudos demonstram seu uso em outras psicopatologias, sendo este número ainda menor na população pediátrica. Contudo, ela tem sido subutilizada por inúmeras razões. O objetivo deste trabalho é reportar o caso de um adolescente de 16 anos com DI grave e epilepsia, acompanhado no ambulatório de um hospital de Porto Alegre-RS, que obteve boa tolerabilidade e resposta clínica considerável no controle da agitação e agressividade com o uso de clozapina. As informações sobre o caso foram coletadas através dos pais e do prontuário eletrônico do paciente. O embasamento teórico da discussão foi realizado por uma pesquisa de artigos do Pubmed e do Embase. Concluiu-se que a clozapina parece ser segura, eficaz e bem tolerada em indivíduos com alterações comportamentais relacionadas à DI e que mais estudos são necessários para reforçar o embasamento dessa associação.
Descritores: Clozapina, comportamento problema, deficiência intelectual, saúde do adolescente.
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