ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 1 resultados

Intervenções grupais com familiares cuidadores enlutados e câncer: revisão integrativa da literatura
Gabriela Borges Carvalhoa; Tales Vilela Santeirob; Cintia Bragheto Ferreirac; Maira Julyê Mota Fernandesa
Páginas: 115 - 131

Resumo

INTRODUÇÃO: O câncer impacta profundamente a saúde física e psicológica dos pacientes e seus familiares, gerando processos de luto e perda. As intervenções grupais têm sido utilizadas como estratégias para apoiar cuidadores familiares nesse contexto. Objetivo: Este estudo teve como objetivo identificar e analisar as intervenções grupais realizadas com cuidadores em situação de luto em decorrência do diagnóstico, tratamento ou morte por câncer.
MÉTODO: Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, com base na metodologia PRISMA, utilizando a Plataforma Periódicos CAPES para identificar estudos publicados entre 2010 e 2024. Nove estudos foram incluídos na análise.
RESULTADOS: As pesquisas utilizaram abordagens qualitativas e quantitativas, relataram grupos de apoio, psicoterapêuticos, de psicoeducação e o uso de entrevistas semiestruturadas, revelando que as intervenções grupais são eficientes para reduzir o impacto emocional e físico do luto. Os resultados apontaram melhora significativa na qualidade de vida, redução de sintomas de depressão e ansiedade, além de fortalecimento das estratégias de enfrentamento.
CONCLUSÃO: As intervenções grupais relatadas nos estudos se mostraram viáveis e eficientes na promoção da saúde e na elaboração do luto. Nesse sentido, a implementação de grupos de apoio se converte em estratégia valiosa para complementar os cuidados de saúde, desde o diagnóstico até o luto. Outros estudos de revisão bibliográfica permitiriam ampliar a representação do que se faz e pesquisa nas realidades latino-americanas e brasileira.

Descritores: Neoplasias; Psicoterapia de grupo; Luto; Relações familiares