ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 1 resultados

Terapia Cognitivo-Comportamental para bulimia nervosa crônica e severa: estudo de caso
Felipe Alckmin-Carvalhoa; Rodrigo Fernando Pereirab; Renatha El Rafihi-Ferreirac; Márcia Helena da Silva Melod
Páginas: 85 - 98

Resumo

OBJETIVO: apresentar o processo e os resultados de uma intervenção psicoterápica de orientação Cognitivo-Comportamental (TCC) para o tratamento de uma paciente adulta com bulimia nervosa crônica e severa.
MÉTODO: o processo de psicoterapia ocorreu em 20 sessões, em um período de seis meses. Foram utilizadas as seguintes técnicas: psicoeducação, treinamento de habilidades de comunicação, biblioterapia, balança decisória, identificação de crenças disfuncionais associadas ao corpo, à comida e à alimentação, automonitoramento e análise funcional dos episódios de compulsão alimentar e de comportamentos compensatórios. A gravidade do transtorno alimentar, a ocorrência de compulsão alimentar, os comportamentos compensatórios e as medidas antropométricas foram acessadas por medidas de autorrelato nos períodos pré, pós-tratamento e em seguimento.
RESULTADOS: Ao final da intervenção, houve remissão da compulsão alimentar e redução significativa dos comportamentos compensatórios. Não houve variação expressiva dos indicadores antropométricos. Todavia, crenças disfuncionais permaneceram ao final do tratamento, sobretudo com relação à forma física.
CONCLUSÕES: No presente estudo, a recuperação comportamental foi anterior à normalização cognitiva e verificou-se a presença de sintomas cognitivos residuais. A TCC produziu efeitos positivos e mostrou-se aplicável e viável, apesar da severidade e cronicidade do caso.

Descritores: Transtornos Alimentares, Bulimia Nervosa, Terapia Cognitivo-Comportamental, Psicoterapia, Estudo de Caso.