ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 1 resultados

O cinema no ensino da psicoterapia psicodinâmica
Cíntia V. C. Heidemann*; Rachel Montagner**; Miriam Brunstein***; Claúdio Eizirik****
Páginas: 76 - 91

Resumo

O cinema tem sido uma estratégia utilizada no ensino de psiquiatria e psicoterapia. Foi realizada uma revisao da literatura sobre o uso do cinema no ensino da psicoterapia psicodinâmica, suas vantagens e desvantagens. Esse recurso didático foi ilustrado pela análise do filme Cisne Negro com o enfoque de estudar vínculo mae e filha no transtorno alimentar. O cinema apresenta vantagens em relaçao a alguns métodos tradicionais, mas nao substitui a experiência de ficar frente a frente com o paciente. O artigo propoe que filmes podem ter um papel importante no ensino da psicoterapia psicodinâmica, principalmente quando se refere a terapeutas em formaçao ou ainda inexperientes.

Descritores: Psicoterapia; ensino; psicoterapia psicodinâmica; cinema; filmes; formaçao psiquiátrica.