ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 1 resultados

Adversidades na infância e o risco de suicídio em pacientes com Transtorno de Personalidade Borderline: um estudo transversal
Darlana Nalrad Teles Leite; Leonardo Pereira Toni; Ygor Daniel Pereira Medeiros; Maria Eduarda Medeiros Lombardi; João Vítor Nóbrega e Mélo Pereira
Páginas: 49 - 60

Resumo

INTRODUÇÃO: Adversidades na infância associam-se ao desenvolvimento do Transtorno de Personalidade Borderline (TPB) e possivelmente ao risco aumentado de suicídio. Este estudo tem o objetivo de analisar se a presença de traumas na infância associa-se à ideação e ao comportamento suicida em indivíduos com TPB.
MÉTODO: É um estudo transversal, observacional e descritivo. Foram realizadas entrevistas com pacientes, utilizando o questionário Questionário de Trauma na Infância- Versão Reduzida (CTQ-SF), a subseção de TPB da Entrevista Clínica Estruturada para Transtornos de Personalidade do DSM-5 (SCID-5-PD) e a Escala de Avaliação do Risco de Suicídio de Columbia (C-SSRS). A coleta de dados ocorreu em ambulatórios de psiquiatria nas cidades de João Pessoa e Cabedelo, entre agosto e novembro de 2023.
RESULTADOS: Houve associação entre o escore total CTQ-SF e o comportamento suicida (p=0,04; OR:1,054; IC [1,001-1,110]). Entre as subescalas do CTQ-SF, o abuso emocional sugeriu associação mais significativa com o comportamento suicida (p= 0,01; OR: 1,596; IC [1,113-2,290]).
CONCLUSÃO: Exposição a experiências traumáticas na infância associou-se ao desenvolvimento do comportamento suicida em pacientes com TPB, principalmente o abuso emocional.

Descritores: Transtorno da Personalidade Borderline; Tentativa de suicídio; Experiências adversas da infância