ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 1 resultados

Resultados de um programa de cessaçao de tabagismo para mulheres com uso de adesivo de reposiçao de nicotina e terapia cognitivo comportamental em grupo
Priscila Regina Torres Buenoa; Silvia Maria Cury Ismaeb; Alexandre Biasi Cavalcantic; Lucas Petri Damianid; Felipe Corchse; Marcio Bernikf; Francisco Lotufo-Netog
Páginas: 79 - 93

Resumo

INTRODUÇAO: O tabagismo feminino atraiu atençao especial devido a um aumento na prevalência de tabagismo. Para entender o fenômeno e criar melhores estratégias de tratamento,este estudo descreveu os esquemas cognitivos de 112 mulheres que procuraram tratamento para parar de fumar, sintomas de depressao e ansiedade e resultados do estudo da terapia cognitiva para o comportamento de cessaçao do tabagismo. O modelo de terapia de esquemas propoe uma abordagem de avaliaçao e intervençao baseada na regulaçao emocional e em esquemas iniciais mal-adaptativos que podem estar envolvidos em comportamentos disfuncionais comuns na dependência de substâncias. A coleta de dados incluiu uma entrevista estruturada sobre padroes de tabagismo e fatores emocionais envolvidos no tabagismo e no processo de cessaçao.
OBJETIVO: Nosso objetivo foi descrever os resultados de um programa multicêntrico de cessaçao do tabagismo para mulheres que usam reposiçao de nicotina e terapia cognitivo-comportamental em grupo e avaliar a relaçao entre esquemas disfuncionais cognitivos e eficácia do tratamento.
MÉTODO: avaliar os esquemas cognitivos através do Questionário de Esquemas de Young. Os grupos foram conduzidos ao mesmo tempo que os cuidado usual e dirigidos por psicólogos e médicos segundo um protocolo definido.
RESULTADOS: nao foram encontradas diferenças na cessaçao do tabagismo entre os grupos de tratamento,27(51,9%) mulheres do grupo cognitivo-comportamental com reposiçao de nicotina e 25(48,1%) do grupo de reposiçao. Nossos resultados evidenciaram os esquemas cognitivos de mulheres que procuraram tratamento para parar de fumar. Também ficou evidente que o tempo total pelo qual o indivíduo havia fumado se correlacionou com menores taxas de possibilidade de cessaçao.
DISCUSSAO: A falta de estudos que avaliem os esquemas cognitivos de mulheres fumantes é um ponto forte do estudo. Estudos que avaliem a contribuiçao para o tabagismo e o impacto na cessaçao sao necessários para melhorar o tratamento.

Descritores: Depressao; Ansiedade; Hábito de Fumar; Terapia Cognitiva; Transtorno por Uso de Tabaco.