A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 1 resultados
Esquemas iniciais desadaptativos, modos esquemáticos e ideação suicida em uma amostra de indivíduos com Transtorno Depressivo Persistente
Giulia De Lellis Fadel; Júlio Antônio da Rosa Fernandes; Julio Cesar de Souza Ribeiro; Margareth da Silva Oliveira
Páginas: 75 - 90
INTRODUÇÃO: A ideação suicida, que está relacionada com sintomas depressivos, tem alta prevalência no Brasil. Sabe-se que sujeitos com Transtorno Depressivo Persistente (TDP) possuem experiências mais frequentes de ideação suicida do que a população geral, sendo o tratamento mais eficaz a psicoterapia combinada com tratamento medicamentoso. A Terapia do Esquema se propõe a atender casos crônicos, tornando-se uma opção válida.
OBJETIVO: Portanto, esse estudo teve como objetivo comparar os esquemas desadaptativos e modos esquemáticos de um grupo com ideação suicida (CI) e outro sem ideação suicida (SI), ambos com TDP.
MÉTODO: Trata-se de um estudo quantitativo com delineamento descritivo, observacional, transversal e comparativo entre grupos. Os instrumentos aplicados foram: ficha de dados sociodemográficos, Inventário de Esquemas de Young- versão breve (YSQ-S3), Inventário de Modos Esquemáticos (SMI) e Inventário de Depressão de Beck (BDI-II). A amostra foi composta por 100 indivíduos com TDP, sendo 30 do grupo SI e 70 do grupo CI.
RESULTADOS: Os resultados mostram que houve diferenças significativas entre os grupos em 9 esquemas e 6 modos, com maior índice para o grupo CI e 2 modos adaptativos, com maior índice para o grupo SI. Ou seja, pacientes com ideação apresentaram maior quantidade e índice de esquemas e modos desadaptativos, em média, quando comparados aos sem ideação.
CONCLUSÃO: Os resultados obtidos são corroborados pela literatura, que associa sintomas depressivos como a ideação com os esquemas e modos encontrados. Esse estudo pode contribuir para o fortalecimento da prática de terapeutas do esquema de forma a facilitar a análise de risco do paciente a partir da identificação dos esquemas e modos, além de contribuir para o conhecimento na área e fortalecimento dos constructos teóricos.
Descritores: Terapia do esquema; Transtorno depressivo; Suicídio
Rua Ramiro Barcelos, 2350 - Sala 2218 - Porto Alegre / RS | Telefones (51) 3330.5655 | (51) 3359.8416 | (51) 3388.8165-fone/fax