A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 1 resultados
Modelo de supervisão integrativa: Construindo uma identidade profissional no campo do Aconselhamento Psicológico na Guatemala
Ana Alicia Cóbar Catalána; Lucía Cazalib; Ingrid Erdmenger de Staeblerc; María del Pilar Graziosod; Maritza Gallardo-Coopere
Páginas: 1 - 20
Este estudo contribui para o avanço da pesquisa incipiente sobre supervisão na Guatemala e visa avaliar o modelo utilizado em um programa de mestrado em Aconselhamento Psicológico e Saúde Mental de uma universidade privada do país. Trata-se de um estudo qualitativo, no qual quatro orientadores entrevistaram 14 profissionais graduadas e alunas desse programa. A entrevista incluiu perguntas sobre o significado e propósito, benefícios e importância, impacto no cliente, habilidades pessoais e a aliança de supervisão. As respostas foram codificadas, agrupadas e analisadas por tópicos dos quais emergiram: (a) a definição de supervisão como processo de aprendizagem e avaliação por meio de acompanhamento e feedback, (b) confirmação de que a supervisão tem impacto no cliente, (c) a necessidade de definir o modelo orientador e a padronização do formato e da prática e (d) as características relevantes da pessoa que supervisiona a relação de supervisão. As características mais relevantes encontradas são: respeito, apoio, orientação, escuta, confiança, habilidades de comunicação, responsabilidade, empatia, abertura, respeito à diversidade, feedback, aprendizado e ordem. Este trabalho abre a oportunidade de continuar pesquisas semelhantes em ambientes acadêmicos, comunitários, profissionais e de treinamento que transcendem os limites deste programa e se aplicam a outros contextos latino-americanos.
Descritores: Supervisão; Aliança de supervisão; Guatemala; Treinamento
Rua Ramiro Barcelos, 2350 - Sala 2218 - Porto Alegre / RS | Telefones (51) 3330.5655 | (51) 3359.8416 | (51) 3388.8165-fone/fax