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Revista Brasileira de Psicoteratia

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Saúde Mental dos Acadêmicos de Medicina na Quarentena - isolamento e enfrentamentos individuais
Manuela Rodrigues Müllera,b; Gabriela de Albuquerque e Albuquerquea; Giovana Rosa Monnerata
Páginas: 27 - 34

Resumo

O isolamento domiciliar e o distanciamento social têm sido sugeridos como estratégias a serem adotadas em estágios mais avançados de pandemias. Até recentemente tais medidas, geralmente, eram aplicadas somente para grupos de risco e/ou para contactantes de pessoas infectadas. A pandemia atual é a primeira experiência de implementação deste tipo de medida em larga escala. É fundamental avaliarmos as diferentes consequências que tanto a pandemia, como suas medidas de enfrentamento (isolamento domiciliar e distanciamento social), podem vir a ocasionar em territórios e estratos sociais distintos. Nesse estudo, buscou-se observar os efeitos da quarentena na saúde mental dos estudantes de medicina de uma faculdade particular, os fatores que influenciam, os recursos utilizados para lidar com essas dificuldades e quais as especificidades de ser estudante de medicina na quarentena. Para tanto, foram aplicados questionários semi-estruturados on-line analisados por meio de análise do conteúdo. Apresenta-se aqui os resultados preliminares e específicos quanto às estratégias utilizadas pelos acadêmicos para lidar com o sofrimento e os contratempos cotidianos. Os estudantes privilegiaram atividades de auto-cuidado e atividades de lazer experimentadas individualmente. Discutimos esses achados, considerando a carga do isolamento e seus efeitos para o processo de socialização dos acadêmicos.

Descritores: Saúde Mental; Estudantes de Medicina; Quarentena; Infecções por Coronavirus