A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 1 resultados
Intervenções sobre a vergonha na perspectiva da Terapia Focada na Compaixão: uma revisão sistemática
Matheus Augusto Caixeta Araújo; Renata Ferrarez Fernandes Lopes; Emanuelle Oliveira Andrade
Páginas: 105 - 123
INTRODUÇÃO: O objetivo principal desta revisão foi mapear as características dos estudos e as técnicas de intervenção da Terapia Focada na Compaixão (TFC) no manejo da vergonha e identificar a(s) técnica(s) de intervenção mais comumente utilizada(s) e transversal(ais) à maioria dos estudos.
MÉTODO: Utilizou-se o método PRISMA de revisão sistemática. Buscou-se nas bases de dados (BVS Saúde, MEDLINE, PubMed e Google acadêmico) estudos de TFC que manejaram o sentimento de vergonha. Foram utilizados os seguintes termos e combinações: "shame" AND "compassion focused therapy"; e "vergonha" AND "terapia focada na compaixão".
RESULTADOS: Foram selecionadas 5 publicações: 3 artigos revisados por pares e 1 dissertação e 1 tese, com data de publicação entre 2014 e 2021, escritos em língua inglesa. Artigos em língua portuguesa não foram encontrados.
DISCUSSÃO: A TFC diminuiu a vergonha em diferentes quadros psicológicos, e o Treino de Mente Compassiva (TMC) foi transversal à maioria dos estudos. O número de participantes e a "expertise" dos pesquisadores/terapeutas foram muito diferentes. O instrumento que se repetiu em três dos estudos foi o Self-Compassion Scale (SCS). Apesar da diversidade dos estudos revisados, o TMC mostrou efeitos promissores sobre a diminuição da vergonha.
CONCLUSÃO: A TFC se apresenta como uma alternativa viável, promissora e eficaz para se trabalhar o sentimento de vergonha porque permite o desenvolvimento de uma mentalidade cooperativa e autocompassiva a partir do TMC. No entanto, talvez demande mais tempo de intervenção do que o tempo disponível nos estudos analisados.
Descritores: Terapias cognitivas; Terapia focada na compaixão; Vergonha
Rua Ramiro Barcelos, 2350 - Sala 2218 - Porto Alegre / RS | Telefones (51) 3330.5655 | (51) 3359.8416 | (51) 3388.8165-fone/fax