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Revista Brasileira de Psicoteratia

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Violência, juventude e reconstruçao dos laços sociais
José Vicente Tavares-dos-Santos*; Elisabeth Mazeron Machado**
Páginas: 238 - 251

Resumo

O tema deste texto sao os fenômenos de violência na juventude, analisando o espaço escolar e as experiências de construçao de políticas de segurança pública na sociedade contemporânea. Pode-se considerar a microfísica da violência como um dispositivo de poder-saber que consiste em um ato de excesso presente nas relaçoes de poder. Em face da configuraçao da violência difusa como uma questao social mundial, na vida cotidiana aparece um novo mal-estar civilizatório. Dentre as categorias sociais mais vitimizadas estao os jovens de distintas classe e camadas sociais. Por conseguinte, o espaço escolar aparece como um nó de condensaçao e de explosao da crise econômica, social e política. O texto defende a hipótese dialógica que enfrenta a violência como um problema a ser trabalhado no processo pedagógico. Esta vida juvenil marcada pelo "conflito social" coloca a sociedade diante da necessidade de desenvolver práticas de negociaçao e de resoluçao de conflitos. Para empreendê-las, é preciso entender os significados ocultos nos atos de violência. Nos grupos de adolescentes, o vínculo de reconhecimento torna-se relevante e necessário, nao apenas como processo fundamental na construçao do aparelho psíquico, mas como procura de reconhecimento pelo outro, que reafirma a alteridade como dinâmica da vida social. Nesta perspectiva, seria importante visualizar as estratégias de convivência de todos os atores no espaço escolar, incorporando as experiências dos jovens e tentando ampliar o respeito do direito à diferença.

Descritores: violência; adolescente; segurança.