A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 1 resultados
Programas de treinamento de habilidades sociais no Brasil: Rapid review
Franciele Ariene Lopes Santanaa; Alessandra Turini Bolsoni-Silvab; Juliana Maria Cardoso de Oliveirab
Páginas: 89 - 122
As habilidades sociais (HS) são comportamentos necessários nas interações sociais e importantes nos contextos gerais. No campo educacional, baixos repertórios de HS podem afetar a saúde mental e o desempenho acadêmico, por isso, programas de intervenção são úteis. Este estudo teve como objetivo identificar e analisar intervenções em HS com universitários no Brasil entre 2019 e 2024, incluindo suas características, instrumentos utilizados e materiais de apoio disponíveis. Realizou-se uma Rapid Review, com base nas recomendações PRISMA. Foram realizadas buscas nas bases Periódicos da Capes, Scopus e Cochrane Reviews, com descritores em inglês e em português. Foram incluídos 8 estudos empíricos e 8 materiais complementares. Os programas apresentaram sessões estruturadas, foco em habilidades como assertividade e comunicação, e uso predominante do IHS Del-Prette. Foi possível observar semelhança na duração e estrutura de sessões. Destaca-se a relevância da avaliação de indicadores de saúde, repertório de HS e da satisfação com as sessões, também é pertinente o estabelecimento prévio da natureza da intervenção. Merece atenção o aspecto da relação dos participantes com o aplicador, assim como o arranjo dos treinos e exercícios interpessoais como recurso para treinamento. As evidências disponíveis orientam práticas aplicáveis no contexto da atenção estudantil, mas ainda há lacunas experimentais a serem supridas.
Descritores: Habilidades sociais; Estudantes universitários; Desenvolvimento de programa; Saúde mental; Revisão de literatura
Rua Ramiro Barcelos, 2350 - Sala 2218 - Porto Alegre / RS | Telefones (51) 3330.5655 | (51) 3359.8416 | (51) 3388.8165-fone/fax
