ISSN 1516-8530 Versão Impressa
ISSN 2318-0404 Versão Online

Revista Brasileira de Psicoteratia

Submissão Online Revisar Artigo

A pesquisa para o autor ou co-autor encontrou 1 resultados

Quando homens vão à psicoterapia: uma revisão de contextos e demandas
Germano Iaroseski Neto, Christian Haag Kristensen
Páginas: 75 - 86

Resumo

INTRODUÇÃO: Homens, como grupo, buscam menos ajuda em uma gama de contextos (e.g., acadêmico, médico, profissional), incluindo em saúde mental. A população masculina menos acessa os serviços de saúde mental disponíveis, apresentando também menor busca e engajamento em psicoterapia. O menor engajamento da população masculina também foi observado em diferentes faixas etárias, nacionalidades e contextos socieconômicos.
OBJETIVO: Revisar quais são os contextos e demandas apontados na literatura científica internacional que influenciam a busca masculina por ajuda em saúde mental, e acrescentar à literatura científica nacional que é limitada nessa temática.
MÉTODO: O presente artigo faz uso do método de revisão narrativa da literatura, realizando uma busca ampla na literatura sobre a temática do engajamento masculino em saúde mental.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: A população masculina, estatisticamente, apresenta um perfil diferente de prevalência de transtornos mentais, com menor prevalência de transtornos de humor porém prevalência significativamente maior em transtornos de abuso por substâncias. Homens também desproporcionalmente compõe as estatísticas de vítimas de suicídio. O menor engajamento masculino em saúde mental comparado a outras populações é influenciado por fatores culturais (e.g.: papéis de gênero, estigma associado aos transtornos mentais) e contextuais (e.g.: pessoas próximas, etapa de vida, modalidade de terapia). Considerações finais: há a necessidade de ampliar o engajamento masculino em serviços de saúde mental. Mudanças culturais de médio e longo prazo, melhor treinamento dos profissionais de saúde mental e realização campanhas públicas podem ser ferramentas para melhor engajar essa população.

Descritores: Homens; Saúde Mental; Psicoterapia